Publicado por: maldeiaexploratoria | 04/08/2015

Alternativas de autonomia profissional da Enfermagem

O mercado de trabalho têm exigido não apenas habilidade e qualificação especializada, mas criatividade, autonomia e busca contínua de atualização profissional. Mais que isso, me parece que todas as áreas exigem um certo rompimento, uma propositura de contracultura àquilo que se faz habitualmente, uma INOVAÇÃO.

Minhas provocações nada têm de especializadas ou de profundo conhecimento. Sou um curioso e convivente com uma pessoa exageradamente apaixonada e crítica pela sua área de atuação: Enfermagem. Nessas andanças conjuntas muitos diálogos sobre os limites e possibilidades do objeto científico da área, perspectivas políticas, ampliação de mercado de trabalho, pós-graduações e dificuldades para recém-formados, concorrência desleal, afirmação do SUS, empoderamento da Enfermagem frente outas áreas da Saúde etc. Foram e continuam sendo pauta de nossos argumentos diários, durante esses 10 anos de convivência, muitas reflexões sobre a saúde.

Atualmente, talvez por vários diálogos, encontros e desencontros, surge uma iniciativa inovadora pra a área de Enfermagem. A afirmação do processo de sua autonomia e independência como profissão liberal, desenvolvendo-se a partir de uma experiência de sucesso em alguns poucos consultórios de enfermagem pelo País. Nasce dessa construção o empreendimento Plena Consultórios de Enfermagem como alternativa profissional aos bacharéis em enfermagem que objetivam uma atuação autônoma em relação ao dependentismo associado ao sistema hospitalar.

http://www.plenaconsultorios.com.br/

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: