Publicado por: maldeiaexploratoria | 06/10/2014

Indígenas e as eleições de 2014

Ao todo tivemos, no País, 79 candidatos aptos ao processo eleitoral que se autodeclararam indígenas. Dos 286.637 votos aos indígenas no País, foram eleitos para o cargo de Deputado Estadual: Nunes/PT-ES com 26.740 votos e Paulo Guedes/PT-MG com 164.831 votos. Os outros 77 candidatos juntos obtiveram 95.066 votos. Se computarmos os votos ao Senado de Ana Luiza como 2ª Suplente de Wilson Ribeiro PSTU/SP e os votos de Ronaldo Santos como vice-governador PSOL/BA acrescente-se mais 101.095 e 50.822, respectivamente, perfazendo um total de 438.554 votos. Informa o TSE ter tido as eleições/2014 104.023.802 de votos válidos no País. 0,27% – considerando os 286.637 votantes em indígenas – do montante dos votos foram destinados a índios. Se considerarmos os 438.554 votos tem-se 0,42%.

É necessário, urgentemente, refletir, discutir e implementar uma política de representação indígena no Congresso Nacional e demais poderes legislativos nos Estados para que possam os índios promover a defesa política representativa de seus direitos, bem como pleitearem a conquista doutros tantos.

Por certo as participações indígenas na Comissão Nacional de Política Indigenista e nas Conferências Nacionais dos Povos Indígenas têm oferecido espaço importante na luta indígena por maior amplitude democrática no diálogo político e na defesa de seus direitos. Mas a representação pode gerar uma correlação de forças mais equânime ao se tratar dos bens coletivos materiais e imateriais dos indígenas, além de propiciar que possam enfrentar na cena política legislativa os arroubos ao seu patrimônio.

Essa questão deve ser colocada como agenda política aos Povos Indígenas para exigirem inclusão dessa pauta nos programas de Governo tanto de Aécio Neves como de Dilma e demais governadores eleitos e ainda em segundo turno pelo Brasil afora. A única candidata, louvável por isso mesmo, a abordar diretamente a questão foi Luciana Genro. Que os dois representantes indígenas eleitos possam, como deputados estaduais, visibilizarem e atuarem na defesa dos direitos indígenas, tão vilipendiados nas últimas décadas. É o mínimo que se aguarda de suas atuações.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: